ASPD: Influências de AGI, DEX e Modificadores em % (Poções,

Tutoriais que podem ser aplicados à todas as classes do Ragnarök
Avatar do usuário
Mensagens: 31
Registrado em: Sáb Dez 06, 2008 9:15 am
Localização: '-' Amatsu '-'
MensagemEnviado: Qui Jan 15, 2009 11:03 am
Serei bem direto, porém tentarei detalhar e explicar ao máximo.


A velocidade de ataque é influenciada basicamente pelos seus pontos de AGI, DEX, pela arma equipada e pelos modificadores de velocidade (poções, cartas e equipamentos que na descrição dão algum % de aumento na velocidade de ataque).


A fórmula parece simples, mas, nem tanto, explicarei cada cálculo inclusive o mecanismo de alguns bônus de % de ASPD.


Fórmula:


ASPD =200-(Delay*DelayDecrease)


Delay =(250-AGI-(DEX/4))*(200-ASPDBase)/250


No Delay é onde entram a sua AGI e a DEX. Cada ponto de AGI diminui 0,16 no seu Delay e cada ponto de DEX reduz 0,04 no seu Delay.


ASPDBase é velocidade inicial de cada personagem, que varia de acordo com a classe e é afetada pela arma que está sendo utilizada.


DelayDecrease =1-SpeedMod


SpeedMod são todos os modificadores de velocidade, ex: Concentração, Despertar, Fúria Selvagem, os 3% do anél do luar, os 3% das Lendárias Asas, etc. Esses modificadores inflingem efeito acumulado, ex: Despertar (10%) + Anél do Luar (3%) + Lendárias Asas de Anjo (3%)=16%.





Agora na matemática.


Vou calcular a velocidade de ataque de um Arruaceiro equipado com uma gladius (ASPD Base=150), para verificarmos a importância dos atributos (AGI e DEX) e dos modificadores.


Caso 1.


Vou utilizar no exemplo AGI =115 e DEX =60 (considerando pontos de cartas, equipamentos, bufs, etc). Não importa de onde venham os pontos, a velocidade é calculada considerando o total de cada atributo. Neste primeiro momento não vou considerar o uso de poções ou equipamento que aumentem a velocidade.


ASPD =200-(Delay*DelayDecrease)


----------


Delay =(250-115-(60/4))*(200-150)/250


Delay =(120)*(50)/250


Delay =24


----------


DelayDecrease =1-SpeedMod


DelayDecrease =1 (não foi utilizado qualquer item que aumente a velocidade).


----------


ASPD =200-(24*1)


ASPD =176


Neste caso a velocidade foi calculada apenas com os pontos de AGI, DEX e com a ASPDBase do personagem. O DelayDecrease foi 1.





Caso 2.


Vou considerar a mesma situação do caso 1, sendo que agora o Arruaceiro vai tomar uns goles de poção da Fúria Selvagem (reduz em 20% o DelayDecrase).


ASPD =200-(Delay*DelayDecrease)


----------


Delay =24 (cálculo no caso 1).


----------


DelayDecrease =1-SpeedMod


SpeedMod =20% (Concentração =10%, Despertar =15%, Fúria=20%)


SpeedMod =20/100


SpeedMod =0,20


DelayDecrease =1-0,20


DelayDecrease =0,80


----------


ASPD =200-(24*0,80)


ASPD =200-(19,20)


ASPD =180,80





Caso 3.


Apenas para complementar os casos 1 e 2, vamos supor que eu tenha agora 2 Anéis do Luar eohatLendárias Asas de Anjo.


Utilizo os equipamentos de maneira que AGI e DEX continuem nos mesmos valores do caso 1 (não tem mistério).


Vamos lá!


ASPD =200-(Delay*DelayDecrease)


----------


Delay =24 (cálculo no caso 1)


----------


DelayDecrease =1-SpeedMod


SpeedMod=20% (Poção da Fúria S.) + 3% (Lendárias Asas de Anjo) + 6% (2 Anéis do Luar)


SpeedMod=29%


SpeedMod=0,29


DelayDecrease =1-0,29


DelayDecrease =0,71


----------


ASPD =200-(24*0,71)


ASPD =200-(17,04)


ASPD =182,96


Sim, sei que ficou quebrada. Lembra lá no começo quando eu falei que no cálculo cada ponto de DEX diminui 0,04 ponto de Delay?


Pra arredondar isso, basta colocar mais 1 ponto em DEX, ficando com ASPD 183,00.


Vale lembrar queutilizei os valores de AGI e DEX apenas para colocar em prática na fórmula, apenas para exemplificar.





Sobre os modificadores de velocidade (Poções, cartas, equipamentos, etc) eles sempre vão aumentar a velocidade (desde que o Delay não seja 0 *Oh! my god!*).


A questão é que eles são usados para diminuir (percentualmente) o Delay, logo se o Delay já é baixo (por conta bons valores de AGI e DEX) a diminuição do Delay vai ser menor.


Exemplo:


Arruaceiro 1, equipado com gladius e com 115 de AGI e 60 de DEX,


Arruaceiro 2, equipado com gladius e com 60 de AGI e 30 de DEX.


----------


ASPD do Arruaceiro 1, sem uso de modificadores=176,00


ASPD do Arruaceiro 1, utilizando poção da Fúria=180,80


Ganho de 4,80 na ASPD Final.


----------


ASPD do Arruaceiro 2, sem uso de modificadores=163,50


ASPD do Arruaceiro 2, utilizando poção da Fúria=170,80


Ganho de 7,30 na ASPD Final.


----------


Portando não existe BUG nos Anéis do Luar ou nas Asas Lendárias de Anjo ou na Carta Doppelganger, etc. Agora algumas descrições induzem a erros. É tudo matemática, a pura matemática.


Pra facilitar os cálculos, experimente utilizar uma planilha de cálculos (ex: Excel)


Espero que sirva para tirar dúvidas, de quem tiver.


Testei no jogo e até onde fui com os testes estava tudo de acordo com as fórmulas, a ferramenta do Ragnasim também mostrou os mesmos resultados.


Na ocorrência de algum erro de português, peço desculpas.


By: Breno ME
"Nunca me recusarei a estender minha mão ao meu próximo,mesmo que deva sacrificar a minha vida por isso..."
Imagem

Voltar para Tutoriais Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron