ASPD: Influências de AGI, DEX e Modificadores em % (Poções,

Tutoriais que podem ser aplicados à todas as classes do Ragnarök
MensagemEnviado: Qui Jan 15, 2009 11:03 am
Serei bem direto, porém tentarei detalhar e explicar ao máximo.

A velocidade de ataque é influenciada basicamente pelos seus pontos de AGI, DEX, pela arma equipada e pelos modificadores de velocidade (poções, cartas e equipamentos que na descrição dão algum % de aumento na velocidade de ataque).

A fórmula parece simples, mas, nem tanto, explicarei cada cálculo inclusive o mecanismo de alguns bônus de % de ASPD.

Fórmula:

ASPD =200-(Delay*DelayDecrease)

Delay =(250-AGI-(DEX/4))*(200-ASPDBase)/250

No Delay é onde entram a sua AGI e a DEX. Cada ponto de AGI diminui 0,16 no seu Delay e cada ponto de DEX reduz 0,04 no seu Delay.

ASPDBase é velocidade inicial de cada personagem, que varia de acordo com a classe e é afetada pela arma que está sendo utilizada.

DelayDecrease =1-SpeedMod

SpeedMod são todos os modificadores de velocidade, ex: Concentração, Despertar, Fúria Selvagem, os 3% do anél do luar, os 3% das Lendárias Asas, etc. Esses modificadores inflingem efeito acumulado, ex: Despertar (10%) + Anél do Luar (3%) + Lendárias Asas de Anjo (3%)=16%.

Agora na matemática.

Vou calcular a velocidade de ataque de um Arruaceiro equipado com uma gladius (ASPD Base=150), para verificarmos a importância dos atributos (AGI e DEX) e dos modificadores.

Caso 1.

Vou utilizar no exemplo AGI =115 e DEX =60 (considerando pontos de cartas, equipamentos, bufs, etc). Não importa de onde venham os pontos, a velocidade é calculada considerando o total de cada atributo. Neste primeiro momento não vou considerar o uso de poções ou equipamento que aumentem a velocidade.

----------

Delay =(250-115-(60/4))*(200-150)/250

Delay =(120)*(50)/250

Delay =24

----------

DelayDecrease =1 (não foi utilizado qualquer item que aumente a velocidade).

----------

ASPD =200-(24*1)

ASPD =176

Neste caso a velocidade foi calculada apenas com os pontos de AGI, DEX e com a ASPDBase do personagem. O DelayDecrease foi 1.

Caso 2.

Vou considerar a mesma situação do caso 1, sendo que agora o Arruaceiro vai tomar uns goles de poção da Fúria Selvagem (reduz em 20% o DelayDecrase).

----------

Delay =24 (cálculo no caso 1).

----------

SpeedMod =20% (Concentração =10%, Despertar =15%, Fúria=20%)

SpeedMod =20/100

SpeedMod =0,20

DelayDecrease =1-0,20

DelayDecrease =0,80

----------

ASPD =200-(24*0,80)

ASPD =200-(19,20)

ASPD =180,80

Caso 3.

Apenas para complementar os casos 1 e 2, vamos supor que eu tenha agora 2 Anéis do Luar eohatLendárias Asas de Anjo.

Utilizo os equipamentos de maneira que AGI e DEX continuem nos mesmos valores do caso 1 (não tem mistério).

Vamos lá!

----------

Delay =24 (cálculo no caso 1)

----------

SpeedMod=20% (Poção da Fúria S.) + 3% (Lendárias Asas de Anjo) + 6% (2 Anéis do Luar)

SpeedMod=29%

SpeedMod=0,29

DelayDecrease =1-0,29

DelayDecrease =0,71

----------

ASPD =200-(24*0,71)

ASPD =200-(17,04)

ASPD =182,96

Sim, sei que ficou quebrada. Lembra lá no começo quando eu falei que no cálculo cada ponto de DEX diminui 0,04 ponto de Delay?

Pra arredondar isso, basta colocar mais 1 ponto em DEX, ficando com ASPD 183,00.

Vale lembrar queutilizei os valores de AGI e DEX apenas para colocar em prática na fórmula, apenas para exemplificar.

Sobre os modificadores de velocidade (Poções, cartas, equipamentos, etc) eles sempre vão aumentar a velocidade (desde que o Delay não seja 0 *Oh! my god!*).

A questão é que eles são usados para diminuir (percentualmente) o Delay, logo se o Delay já é baixo (por conta bons valores de AGI e DEX) a diminuição do Delay vai ser menor.

Exemplo:

Arruaceiro 1, equipado com gladius e com 115 de AGI e 60 de DEX,

Arruaceiro 2, equipado com gladius e com 60 de AGI e 30 de DEX.

----------

ASPD do Arruaceiro 1, sem uso de modificadores=176,00

ASPD do Arruaceiro 1, utilizando poção da Fúria=180,80

Ganho de 4,80 na ASPD Final.

----------

ASPD do Arruaceiro 2, sem uso de modificadores=163,50

ASPD do Arruaceiro 2, utilizando poção da Fúria=170,80

Ganho de 7,30 na ASPD Final.

----------

Portando não existe BUG nos Anéis do Luar ou nas Asas Lendárias de Anjo ou na Carta Doppelganger, etc. Agora algumas descrições induzem a erros. É tudo matemática, a pura matemática.

Pra facilitar os cálculos, experimente utilizar uma planilha de cálculos (ex: Excel)

Espero que sirva para tirar dúvidas, de quem tiver.

Testei no jogo e até onde fui com os testes estava tudo de acordo com as fórmulas, a ferramenta do Ragnasim também mostrou os mesmos resultados.

Na ocorrência de algum erro de português, peço desculpas.

By: Breno ME
"Nunca me recusarei a estender minha mão ao meu próximo,mesmo que deva sacrificar a minha vida por isso..."
Imagem

Voltar para Tutoriais Gerais